2º torneiro +Debate AEEP

02/02/2024
A equipa do CPA ficou em 2º lugar na final nacional. Parabéns!

Está de parabéns a equipa formada por Guilherme Guerreiro (12º ano), Guilherme Tomás (12º ano) e Rodrigo Bastardinho (11º ano, em substituição de José Maria Eusébio do 12º ano).

O 2º torneiro +Debate AEEP realizou-se dias 25 e 26 de janeiro, no Student Hub da Universidade de Coimbra. Oito colégios e oito equipas participaram nesta iniciativa que tem como objetivo estimular o debate entre anos do ensino secundário, criando uma consciência cívica, de participação e intervenção na sociedade.

Estiveram representados no torneio o Colégio Efanor de Matosinhos, o Colégio de Nossa Senhora do Rosário do Porto, o Colégio de Lamas de Santa Maria da Feira, o Colégio Rainha Santa Isabel de Coimbra, o Colégio de S. José do Ramalhão de Sintra, o Colégio do Sagrado Coração de Maria e o Colégio Pedro Arrupe de Lisboa e o Colégio Minerva do Barreiro.

Depois dos momentos de dinâmicas e convívio de quinta feira, ao longo do dia de sexta-feira, cada equipa passou por três rondas de debates, onde todos os participantes tiveram oportunidade de debater sobre os seguintes temas:

1) O uso de telemóveis deve ser proibido em todas as escolas

2) Em geral, a política europeia é anti-imigração

3) Os Governos devem suspender os avanços em Inteligência Artificial para investir em regulação

As duas equipas com maior pontuação, Colégio Pedro Arrupe e Colégio do Sagrado Coração de Maria, chegaram à final e debateram o tema 4) O nosso estilo de vida promove a injustiça social.

A avaliar as prestações esteve uma equipa de jurados constituída maioritariamente por alunos de Mestrado em Educação Social Desenvolvimento e Dinâmicas Locais da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Parabéns à organização, ao Prof. Mentor da equipa, Prof. Pedro Quintans e claro, aos nossos alunos!