CPA na rede Escola Azul

16/03/2018
Vamos receber, durante a Semana do Mar, a Direção Geral das Políticas do Mar para assinalar a integração oficial do Colégio na rede Escola Azul.

Este ano, contamos com a presença da Direção Geral das Políticas do Mar na Semana do Mar que, para assinalar a integração oficial do Colégio na rede Escola Azul, virá entregar-nos a respetiva bandeira e placa identificadora, bem como distinguir o Prof. José Tojo como Embaixador da Escola Azul e os dois alunos que foram escolhidos como representantes dos alunos, Matilde Filipe Vicente e David Maria Corrêa da Silva Lopes.

O que é a Escola Azul?

O projeto Escola Azul pretende distinguir as escolas que trabalham o oceano e comprometê-las a participar decisivamente na formação de jovens com maior literacia do oceano. É coordenado pela Direção-Geral de Política do Mar e conta com o apoio científico e de cooperação da Ciência Viva.

Literacia do oceano define-se como a compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano. Esta compreensão não deve ser exclusivamente teórica. Uma pessoa literata no oceano traduz os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas que servem de impulso à construção de uma sociedade mais azul.

Com este objetivo em vista, procura-se estimular as escolas a trabalhar o oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical. Pretendemos que o trabalho em torno do oceano não se restrinja ao contexto de sala de aula e que tenha reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes atores do setor do mar.

Este projeto é dirigido a instituições de ensino, públicas ou privadas, que queiram ou estejam a desenvolver projetos ligados ao oceano. Conta com a parceria de uma grande variedade de entidades ligadas ao mar, salientando desde logo as diferentes dimensões em que o oceano pode ser trabalhado.

O que faz uma Escola Azul?

Escola Azul