Dia de Pedro Arrupe

21/11/2023
Saiba como o celebrámos.

No dia 14 novembro celebrámos o Dia de Pedro Arrupe. Alunos, professores e colaboradores assistiram e participaram em diversos eventos que ajudaram a tornar Pedro Arrupe mais perto de cada um de nós!

Houve Tempo+ com crianças do Jardim de Infância e com pais na capela do colégio.

Os alunos do 1º ciclo ficaram a conhecer melhor Pedro Arrupe. Começaram por fazer o seu retrato e procuraram dados sobre a sua vida e fizeram cartazes com algumas das virtudes que reconheceram no nosso patrono.

O 5º e o 6º ano recriaram o Laboratório da Justiça, que envolve a sensibilização para problemas reais e a procura de soluções concretas.

O 7º ano saiu do colégio e fez um percurso de descoberta intitulado “A caminho com Arrupe”

O 8º ano participou na dinâmica "Até às margens com Arrupe", e ficou a conhecer melhor o papel do JRS no mundo de hoje. Na conferência "Visitar os presos" ouviram um testemunho de um voluntário que trabalha com presos.

Em conjunto, os alunos do 5º ao 8º ano participaram numa missa celebrada no pavilhão pelo Pe. João Goulão sj

Do 9º ao 12º ano, a proposta foi comum: viram excertos do documentário Human de Yann Arthus-Bertrand, participaram numa missa celebrada pelo nosso capelão, Pe. Domingos Freitas sj e num TEDx no auditório dedicado ao tema da Alegria – Porquê? Para festejar o dia dentro do lema do ano, “Alegra-te com o Bem”! Como pontos altos, a banda The Stores tocou e encantou, seguida da intervenção do Prof. José Larião, antigo Diretor do Secundário, e de um grupo de Antigos Alunos que vieram apresentar o UP – projeto de intervenção escolar em meios desfavorecidos.

Esteve também disponível no átrio do colégio a exposição "A visão transformadora de Pedro Arrupe presente em todo o mundo através do JRS", cujas fotografias foram amavelmente cedidas pelo JRS, com música escolhida pelo Prof. Ricardo Valente.

Algumas fotografias, a testemunhar um dia bem vivido.

Parabéns, Pedro Arrupe!