CPA no Parlamento dos Jovens 2024

01/04/2024
O testemunho das nossas participantes.

Representaram o colégio a Madalena Miranda, a Maria Alcário e a Raquel Epifânio, do 9ºano.

Testemunho de Madalena Miranda

A minha experiência no Parlamento dos Jovens

Vivenciei uma experiência única como secretária de mesa da sessão distrital de Lisboa no Parlamento dos Jovens 2024.

Antes de mais, para aqueles que não sabem, a mesa é responsável por dirigir os trabalhos realizados durante a sessão.  A experiência replica aquilo que é o funcionamento do parlamento de um país, mostrando-nos a mecânica da discussão, da votação e da aprovação de ideias.

As escolas mais participativas têm maior hipótese de chegar à fase final, que termina na Assembleia da República. Neste sentido, desde a formação das listas já estamos a fazer a diferença e seria importante ter mais participação dos alunos do colégio em futuras edições.

Foi muito gratificante participar neste programa onde participei ativamente e experimentei momentos de interação e aprendizagem.

Testemunho de Maria Alcário

Participar no Parlamento de Jovens foi uma experiência transformadora e enriquecedora. Ao me juntar a tantos outros jovens de diferentes escolas, pude vivenciar um ambiente de discussão e colaboração onde as ideias eram diversas, todas na procura de tornar as nossas escolas mais plurais e participativas.

Durante os debates, percebi a diversidade de perspectivas e vivências que cada um trazia consigo, o que enriqueceu enormemente as discussões. Foi inspirador ver como, juntos, éramos capazes de identificar problemas e propor soluções que poderiam beneficiar não só os alunos, mas toda a comunidade escolar.

Além disso, o Parlamento de Jovens proporcionou me uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal. Aprendi a ouvir atentamente, a respeitar opiniões muito diferentes e a passar as minhas ideias aos outros de forma clara e convincente . Também compreendi a importância d a participação cívic a e ativa para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Como nem tudo é bom, nós, CPA, poderíamos ter passado à fase seguinte como suplentes. Porém, o fator de desmpate nestas votações era o número de listas criadas em cada escola e, visto que a nossa escola teve apenas a existência de uma lista, acabámos preju dicadas e não passámos como suplentes. Com isto, apelamos a que toda a gente tenha esta iniciativa de participar, arriscar e criar mais listas porque, tal como eu, é uma experiência que nos ensina muito tanto a nível prático como intelectual.

Mais do que simplesmente discutir propostas, o Parlamento de Jovens mostrou-me que nós, jovens, temos voz e poder para fazer a diferença. Saí dessa experiência com a certeza de que, com dedicação e trabalho em equipa , podemos criar um ambiente escolar mais inclusivo, democrático e acolhedor para todos. Estou verdadeiramente agradecida por ter tido a oportunidade de participar nesta iniciativa e espero que para o ano a possa repetir, ainda com o espírito de passarmos em primeiro.