Oliveira do Hospital

03/11/2017
A cada família, a cada aluno, a cada professor… “muito obrigado!”

Querida Comunidade Educativa do CPA,

Faz hoje uma semana desde que terminámos a recolha de bens em favor das famílias do concelho de Oliveira do Hospital. Em pouco tempo, com improviso e urgência, mas com generosidade e disponibilidade da parte de todos, fomos capazes de nos organizarmos e atender às necessidades imediatas de quem perdeu tudo. Deixou de ser o «sofrimento» mediado pela comunicação social e passou a ser uma realidade conhecida por nós de forma direta.

Na passada 3ª feira, graças à colaboração de diferentes alunos de Secundário, 3º ciclo e 2º ciclo, foi possível encher um camião em apenas 1 hora com todos os bens recebidos. Aquilo que parecia uma tarefa complicada, difícil e demorada, revelou-se um momento de união, entreajuda, de alegria e de organização entre todos os que ali estavam.
No dia seguinte, às 8h30, quatro alunos seguiram viagem até Oliveira do Hospital acompanhados por um professor. Depois de 2 tentativas para encontrar um armazém disponível para descarregar o camião, encontrámos um espaço cedido pela Câmara Municipal onde deixámos todos os bens.

O acolhimento que recebemos por algumas pessoas de Oliveira do Hospital tocou-nos a todos. Os agradecimentos que ali se fizeram eram, claramente, dirigidos a tantos rostos que constituem o CPA. Durante 1h30 passou pelas mãos de quem quer recomeçar a vida, as toalhas, as roupas de criança e de adulto que já nos pertenceram, que já nos fizeram falta e que agora vão ser necessárias a outros.

O regresso a Lisboa foi acompanhado pela memória de quem ali encontrámos. Pessoas cheias de esperança, comovidas e organizadas apesar do caos, da tristeza, do cansaço e da confusão, procurando fazer chegar rapidamente o necessário a quem mais precisa. A ajuda básica já chegou de forma suficiente a este concelho. Na fase seguinte, procuram-se apoios que possibilitem um regresso a uma certa normalidade da vida: alfaias agrícolas, materiais de construção e alimentação para animais.

Numa fase posterior a esta, será necessário recolher mobílias, eletrodomésticos e outros bens de maiores dimensões.
De forma a facilitar a aproximação entre doadores e entidades, deixamos aqui o contacto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para quem puder, dentro de 2 ou 3 meses, apoiar estas famílias: 238 605 250.

Devemos dizer que, a par de tanta generosidade que ali chega, os habitantes de Oliveira do Hospital juntamente com os outros concelhos, se têm unido e feito grandes esforços para recuperar o que perderam. Não se encontrou um ambiente onde as pessoas estão exclusivamente dependentes da solidariedade, mas, comovidas com tantos apoios, estão a procurar responder da melhor forma ao recomeço das suas vidas, das suas terras e da sua região.

A cada família, a cada aluno, a cada professor…
“muito obrigado!”

Gabinete Ação Social de Oliveira do Hospital