Organização curricular do 5º ano

01/08/2017
A proposta de uma nova organização do 5º ano para o próximo ano letivo é sustentada por um contexto global de mudança de paradigma escolar, reforçada pela pedagogia inaciana e alicerçada numa experiência de inovação que constitui o nosso ADN.

O contexto atual convida à tomada de decisões que visem aumentar a flexibilidade e a capacidade de abertura à mudança por parte dos intervenientes na escola. A finalidade será assegurar que, no processo de ensino aprendizagem, o foco seja sempre o aluno, mobilizando a sua participação para um papel mais ativo e consciente do processo de aprendizagem.

Para a leitura do que é pedido aos alunos, a pedagogia inaciana oferece uma chave de interpretação. Deste modo, a aprendizagem pela experiência, reflexão e ação que o PPI propõe é ampliada e aprofundada por estratégias testadas pela investigação nas várias áreas do conhecimento e que pela nossa observação validamos como as que mais contribuem para a aprendizagem.

Pretende-se encontrar soluções criativas para um modo diferente de organizar a escola, em que é determinante o saber, a experiência, a motivação e a iniciativa dos professores em prol de uma organização metodológica e curricular mais flexível, que transfira para o aluno o protagonismo da aula, num papel mais participativo, crítico e responsável.

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