"Questões que nos fazem andar" do 12º ano

13/10/2017
Alunos foram conhecer a freguesia onde estudam para perceber onde podem contribuir, eles próprios, para a comunidade.

"Questões que nos fazem andar" é uma atividade no âmbito do 12º ano, desenvolvida pelos alunos do Colégio Pedro Arrupe, na disciplina de Formação Humana.

Um grupo de quase 80 estudantes estiveram a visitar várias instituições de freguesia, do Parque das Nações, incluindo espaços da Junta de Freguesia.

A visita à JFPN começou quarta-feira logo de manhã, na sede, onde foram recebidos pelo presidente José Moreno, e terminou pela hora de almoço, na Biblioteca David Mourão-Ferreira. Pelo meio visitaram e contactaram diversas instituições, no sentido de conhecerem a freguesia onde estudam e perceberem em que aspetos podem contribuir, eles próprios, para a comunidade. Nesta atividade os alunos estiveram organizados em seis grupos e cada um deles visitou duas instituições ou serviços.

A Ação Social da JFPN, a Loja Solidária e Centro de Dia Quinta das Laranjeiras foram algumas das valências contactadas. A atividade terminou na Biblioteca da freguesia, novamente com o presidente José Moreno e o vogal Figueiredo Costa.

O presidente da JFPN lançou aos alunos o desafio para um maior envolvimento de todos na construção da comunidade e na sua participação, através do voluntariado, para um exercício ativo e empenhado de cidadania.

Agora, "mãos à obra"!