Currículo do Mar

PORQUÊ UM CURRÍCULO DO MAR?

Antes de mais, o Mar. O mar simbólico, histórico, quinhentista, tornado lugar de cruzamentos, de encontro de culturas, fonte de recursos, a riqueza da nação.

Um colégio em Lisboa, no Parque das Nações, construído na confluência dos rios Trancão e Tejo, e projetado como evocação ao Mar e aos Continentes, evidente desde logo na sua arquitetura do tijolo de vidro associado à cortiça flutuante.

Um projeto inovador, virado para o futuro, que procura concretizar o Magis inaciano. O lema – “Ser a Servir” compromete com o mundo, o mundo inteiro, e é atualizado pelas propostas de reflexão do lema escolhido para cada ano.

Foi neste contexto que nasceu a vontade de criar um Currículo do Mar transversal e articulado entre todos os ciclos, do pré-escolar ao final do secundário. Valorizamos e trabalhamos os conhecimentos e as competências do mar nos programas de todas as disciplinas e matérias abordadas – na História, na Geografia, na Cartografia e na Literatura; nas ciências experimentais, na Física, na Matemática, na Biologia; na Arte, na Expressão física e motora, na Formação Humana, na Religião, na abertura ao transcendente.

Todos os nossos alunos desenvolvem atividades náuticas de iniciação, integradas na disciplina de Educação Física, a partir do 5º ano; nas pausas letivas, propomos atividade desportiva de surf ou bodyboard.

Temos em funcionamento uma estação meteorológica onde os alunos aprendem a interpretar dados e a elaborar previsões e estatísticas. Temos formação interna para professores em desportos náuticos e diversas temáticas marítimas.

Promovemos o gosto pelo mar, pela descoberta de uma cultura marítima, pelo conhecimento dos oceanos.

Os alunos mais velhos embarcam regularmente no navio Creoula, e antes disso participam em passeios noutras embarcações. Realizam trabalho de campo em meio marinho, participam nas operações de conservação de ambientes marítimos e aprendem a contribuir para um mundo ambientalmente sustentável.

OBJETIVOS

• Proporcionar aos nossos alunos as bases de construção do conhecimento, integrando afetivamente e cognitivamente o Mar;
  • Desenvolver estruturas curriculares, materiais educativos e instrumentos de avaliação que integrem o Mar numa perspetiva disciplinar;
  • Criar e desenvolver um verdadeiro “Currículo do Mar”, presente nas aprendizagens dos alunos desde o Pré-escolar até ao final do Ensino Secundário.

Semana do Mar

OPERACIONALIZAÇÃO

A proposta de trabalho para o desenvolvimento do Currículo do Mar decorre ao longo de três anos.

• 1ª FASE: Formação de Professores e Educadores
    Etapas:
    • Promoção de atividades de sensibilização e descoberta do mundo marítimo, quer em áreas curriculares, quer em ambiente de educação não-formal, como o Verão +.
    • Levantamento e identificação, no programa de cada disciplina, de conteúdos específicos sobre o Mar ou adequação dos existentes a esta temática.
    • Compilação dos contributos das disciplinas em áreas disciplinares/domínios*, com vista à identificação dos princípios (cf. documento de referência: Matriz de Princípios da “Ocean Literacy”), que serão desenvolvidos por ano de escolaridade ou ciclo, por forma a permitir o crescente aprofundamento dos conhecimentos sobre o Mar ao longo de toda a escolaridade. (* áreas: ciências, línguas, humanidades, artes, expressão física)

• 2ª FASE: Reforço do trabalho conjunto com parceiros institucionais *
    Etapas:
    • Desenvolvimento de atividades preparatórias de natação (pré-requisitos), com vista à prática integrada de vela e canoagem, na disciplina de Educação Física, com treino técnico e experimentação em meio náutico.
    • Planificação de unidades didáticas por ano/ciclo, com identificação de conteúdos-objetivos-estratégias-atividades-avaliação, que consolidem o trabalho experimentado ao longo do ano letivo.
      Adequação didática/pedagógica do plano de atividades relacionadas com o mar com o plano curricular de atividades de escola ao longo dos anos.
    • Aprovação, pela direção, do plano anual de atividades de cariz náutico e marítimo, transversal a todas as disciplinas, que garantam a articulação vertical por ano, ciclo e área disciplinar dos temas capazes de integrar um currículo próprio do Mar.
    • Desenvolvimento de ações que deem forma e visibilidade aos diversos projetos do currículo do Mar, a partir dos princípios identificados na Matriz da Literacia do Mar (Semana do Mundo, Semana do Mar, “Semana Tanto Mar”, Kit do Mar,…)
    • Promoção de uma saída por ano/ciclo, para concretização do programa da Formação Humana, que dê visibilidade às temáticas do mar trabalhadas ao longo do ano (ex: escolha de locais ligados à utilização, exploração ou preservação de habitats marinhos, experiência de navegação em embarcação à vela,…)

* nomeadamente o EMAM, a Marinha Portuguesa, o Forum Empresarial para as ciências do Mar, museus, o Centro de Ciência Viva, o programa Eco-Escolas, a ABAE, …

• 3ª FASE: Intercâmbio de ideias, aprofundamento e desenvolvimento do projeto
    Etapas:
    • Implementação integral do “Currículo do Mar” com um desenho curricular que compreenda, em cada tema considerado, o contributo pedagógico de cada disciplina, as metas a atingir em cada ano letivo, as indicações metodológicas que contribuem para a consecução dos objetivos e os meios, os recursos e os intervenientes necessários para que esse currículo se cumpra programaticamente todos os anos.
    • Visibilidade e divulgação deste currículo pelos meios e formas mais convenientes.

Semana do Mar e da sustentabilidade

» conheça os Projetos da Semana do Mar e da Sustentabilidade 2017/2018