Missão e Visão

Formação Integral

O Colégio Pedro Arrupe quer ajudar a fazer desabrochar a personalidade única de cada aluno, segundo um ideal de formação integral e um harmonioso desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, moral e espiritual. Deseja formar homens e mulheres que se distingam pela preparação intelectual e o saber, mas ainda mais pelo ser, um ser feito de conhecimento e aceitação pessoal, reconhecimento dos dons próprios, e responsabilização por os fazer render ao serviço dos outros em compromissos de construção dum mundo mais justo. Procura ajudar cada aluno e cada aluna a assumir progressivamente a responsabilidade primeira pela sua própria formação e esforça-se por incutir hábitos que estimulem a criatividade e a adaptabilidade e permitam a aprendizagem ao longo da vida. Valoriza especialmente o papel da família na educação da cada criança e jovem.

O CPA define-se como um colégio cristão, onde a formação religiosa na fé católica é integral ao seu projeto educativo, assim como a preparação para o diálogo com outras tradições religiosas, sem sectarismos, em total abertura à diferença religiosa e à secularidade. É parte integrante do seu projeto um conjunto de propostas pastorais que permitam aos seus alunos o crescimento espiritual e a obtenção das bases para assumir compromissos de maturidade cristã.

O CPA assenta o seu projeto educativo no legado da pedagogia inaciana e mantém laços sólidos com os colégios da Companhia de Jesus. Nesta tradição, valoriza como dimensão integral da formação as atividades de voluntariado e as experiências de serviço aos mais desfavorecidos.

O CPA, inspirando-se na pessoa e na vida do seu patrono, pretende formar para a universalidade, o encontro respeitoso com o outro e o diálogo das culturas, numa atitude de serviço em que a fé exige a promoção da justiça e pede uma atenção particular aos mais desfavorecidos. Desafia os seus alunos a tornarem-se homens e mulheres para os outros, virados para o futuro, que não se limitam a repetir receitas do passado para responder aos problemas novos, e empenhados em que o mundo, que não para, caminhe sempre com eles.

O CPA reconhece a sustentabilidade, a todos os níveis, como um critério indispensável para assegurar um futuro viável. Promove, assim, um estilo de vida respeitador do ambiente e da Criação e educa para a consciência ética nos comportamentos económicos, promovendo atitudes que valorizam o longo prazo e os efeitos estáveis e duradouros.

O CPA elege o mar como uma referência simbólica de todo o seu projeto. O mar enquanto elemento fundamental definidor da história de Portugal e da nossa identidade nacional, enquanto meio de unir povos e continentes num mundo globalizado, enquanto espaço de futuro com enorme potencial para assegurar a sustentabilidade do planeta. Através de ênfases a nível curricular e da aposta de atividades de complemento curricular com cunho marítimo, o CPA tem como objetivo estimular nos seus alunos uma verdadeira cultura do mar.

O CPA institui-se deste modo como uma escola de fronteira, capaz de responder aos principais desafios do nosso tempo, na alvorada do século XXI.