Plano das Atividades de Complemento Curricular

AS ATIVIDADES DE COMPLEMENTO CURRICULAR COMO PILAR DA PEDAGOGIA INACIANA

As Atividades de Complemento Curricular (ACC) são um dos quatro pilares do projeto educativo dos colégios que se regem por uma Pedagogia inaciana, este plano apresenta características diferentes relativamente aos outros pilares, uma vez que funciona em horário extra curricular e é facultativo, ou seja, os alunos podem usufruir ou não daquele plano. As ACC propõem atividades aquáticas, desportivas, gímnicas, artísticas e de estratégia e lógica.

Dentro da busca da excelência académica e humana, as ACC surgem como contributo para desenvolver equilibradamente as várias vertentes dos alunos, “ajudando-os a descobrir as suas próprias qualidades e limitações, aproveitando os tempos livres [e] fomentando a capacidade criativa dos alunos…” 1

FINALIDADES DAS ACC

• 1. FORMAÇÃO DO “EU”
    As atividades de complemento curricular possibilitam desenvolver atitudes de crescimento, de conhecimento pessoal, de autonomia, de responsabilidade, de superação das dificuldades e reconhecimento dos talentos. No essencial, criam condições – de tempo e de espaço – para o desenvolvimento de uma consciência positiva de si próprio.

• 2. SERVIÇO AOS OUTROS
    As atividades de complemento curricular são um complemento da ação educativa da escola, no sentido de promover ao máximo os talentos de cada aluno, não para sua satisfação ou vantagem própria, mas sim para o bem da comunidade humana em que se integra, em atitude de disponibilidade ao outro, de entre ajuda e de aceitação e respeito pelo outro.

• 3. SOCIABILIZAÇÃO
    As atividades de complemento curricular são um meio privilegiado de sociabilização entre os alunos, entre alunos e professores, entre a comunidade escolar e outras comunidades educativas. Nesse sentido, “ … ajudam os jovens de ambos os sexos a aceitarem de bom grado os seus êxitos e fracassos, tornando-os conscientes da necessidade de cooperarem com os outros, usando as melhores qualidades pessoais para contribuírem para o maior bem de todo o grupo” 2.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

As Atividades de Complemento Curricular (ACC) propõem o desenvolvimento das habilidades motoras (resistência, força, flexibilidade, velocidade e equilíbrio) e o desenvolvimento das competências cognitivas, emocionais, sociais e artísticas.

» Consulte as ACC 2023/2024

1 26ª Jornadas Educativas, sj, Paraescolares y Proyecto Educativo, Lisboa, 10, 11 e 12 de julho 2001
2 Características da Educação da Companhia de Jesus, setembro 2000